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16 de mar. de 2010

Parking Training.

Pra quem gosta de estacionar carros. kkkkkkkkkk'



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BANDAS TOCANDO NO GALPÃO

Para os amantes do Heavy Metal.



Do Zero à Piloto Comercial

"Você no início deve se perguntar se você realmente gosta de voar. Muitos gostam de Avião mas não entraram em um e não voaram nunca, o que não quer dizer que seja um obstáculo. entretanto muita gente se decepciona e abandona a carreira bem no início. então vale a pena antes de mais nada fazer 4 perguntas para si antes de continuar...




1) Estou ciente das dificuldades que irei enfrentar, que serão muitas?

2) Estou preparado ou estou disposto a fazer isso para enfrentar desafios que vão ir além da minha imaginação?

3) Estou ciente de que essa atividade vai tomar no mínimo 85% da minha vida?

4) Estou disposto a sacrificar uma grande quantia de dinheiro em prol desse objetivo?



Uma vez de acordo com isso vamos ao passo seguinte...



Antes de sair com um B737 céu afora você precisa de 1 licença básica. que é a sua inicial. A de Piloto Privado/VFR. essa licença tem 3 normas básicas...



1) você pode voar, mas não pode ser remunerado...

2) Teoricamente você só pode voar em tempo bom. (mas sabe-se que tem muita gente que desobedece essa norma)

3) Você não pode executar total ou parcialmente procedimentos IFR. A menos que seja extritamente necessário...



Mas para isso você precisa de 3 coisas primeiro...



1) Ter um CCF-Certificado de Capacitação Física. Atestando que você está fisica e mentalmente aprovado para o vôo. O exame é chato e demorado mas é o menor dos seus problemas...

2) Fazer o curso Teórico e passar na Banca(prova) de PP. Exige estudo e dedicação, tendo isso não precisam se preocupar tanto...

3) obter o dinheiro para fazer as horas do PP. Essa é a parte difícil...





CCF

você precisa saber que em cada capital de cada estado existe um hospital da Aeronáutica e alguns médicos privados. esse pessoal aí fazem os exames para que você tire seu CCF. Existem 2 classes de CCF.



2ªClasse- Válida por 2 anos

1ªClasse-Valida por 1 ano.



DIFERENÇAS:

2Classe: Somente para vôo VFR-PP e PC/VFR

1Classe: Para vôo IFR. PP/IFR e PC/IFR



Prepare seu bolso porque inicialmente você vai ter de gastar 400 reais para tirar esse negócio aí. fora os exames que você vai ter que fazer, na revalidação você vai pagar 160 reais+exames. E não, O CCF NÃO É FEITO DE OURO...



Uma vez com isso ai´ você vai fazer o teórico. São 5 matérias para o PP



Navegação

Meteorologia

Regulamentos de tráfego Aereo

Motores

Teoria de Vôo-Aerodinâmica



a prova da ANAC são 5 provas, das 5 matérias, com 20 questões cada matéria, logo cada questão vale 0,5. Você para passar tem de tirar 7 ou acertar 14 questões. Existe a segunda época. basta passar em 3 ou 4 das 5 matérias que você poderá fazer as outras 2/1 na prova seguinte.



Atualmente as bancas ocorrem em Abril/Agosto e novembro. e a inscrição é 50 reais por matéria. NÃO A PROVA NÃO É FEITA DE OURO...



Uma vez com as 5 matérias no bolso chegou a hora do vôo. E aí e´bom suas economias ou seu relacionamento com seu pai estar bom porque você vai precisar...



Para se ter a licença do PP/VFR você precisa no mínimo de 40 horas. É no mínimo porque você pode precisar voar mais, dependendo do seu desempenho.



Para que você não tenha problemas dessas 40 horas você vai ter de fazer o seguinte.



25horas de vôo local...

1 hora de vôo solo (Você voa sozinho, sem o instrutor)

7horas de navegação (vá a uma cidade e volte, viagem)

7horas de repasse.

+ o churrasco que você vai ter de pagar depois do vôo solo hehehe



Aí você vai para o vôo de cheque/Avaliação. E NÃO SE PREOCUPE, NÃO É COMO NO DETRAN!!!! O AVALIADOR NORMALMENTE É LEGAL E TEM A INTENÇÃO DE TE APROVAR...



uma vez com a licença na mão você toma 2 rumos distintos. Hobby ou profissão...



Se o seu negócio for só Hobby você pode parar por aí. junte uma grana e compre seu Avião...



Agora se você quiser seguir carreira vamos a próxima etapa. o PC...



Novamente você terá de tirar um novo CCF, mas de Primeira Classe, a taxa é a mesma. Depois disso você vai ter de fazer as mesmas 5 matérias de novo. Mas aí tem uma diferença.



PC/VFR ou PC/IFR



PC/VFR- Você quer voar remuneradamente mas sua intenção é Aviação Agrícola ou você mora em uma área onde durante os 365 dias do ano só faz tempo bom? Então esse é o seu caso.

PC/IFR- Seu negócio é voar em tudo que é condição. então faça esse aqui...



Se você escolher o PC/VFR sua banca vai ficar mais fácil visto que basicamente será um PP mais aprimorado...

agora. Se você vai fazer o PC/IFR pegue o CD dos raimundos e toque a música "eu tô chapado" no último volume enquanto lê isso aqui...



Você gosta de matemática entrando nos seus sonhos? Pois é. a parte IFR vai fazer isso com você. Divertido, emocionante, bom para impressionar leigos e as garotas sexy do seu prédio que vivem se mostrado para você. O IFR vai fazer você decorar folhas de procedimentos, decifrar números e tagarelhar feito um cientista e sonhar com o seu cronômetro...



As matérias.



Meteorologia: Mesma coisa que no PP, mas mais elaborada...

Regulamentos de Tráfego Aéreo: Revisão do PP mais a parte IFR...

Teoria de Vôo: Parte do PP mais detalhada e Teoria de Vôo de alta Velocidade.

Motores: um PP mais detalhado mais a parte de motores a reação...

Navegação: TOTALMENTE DIFERENTE DO PP, Você vai ficar viciado em cálculos. Matéria divertida, exije estudo e dedicação acima das demais. E continue tocando a música dos raimundos quando for estudar essa matéria hehehe...



Uma vez feito a banca de PC, seja VFR ou IFR e ter passado vamos as horas.



para checar o PC você precisa de mais 110 no mínimo. totalizando 150 horas totais. Porém novamente PC/VFR não vale para PC/IFR



no PC/VFR das 150 totais que você vai ter no final...



50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.

5 horas mínimas de vôo Noturno...

5 horas mínimas de vôo IFR para te dar algum conhecimento básico...

e as restantes você usa como quiser...



OBS: + 5 horas de simulador homologado pela ANAC



no PC/IFR



50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.

5 horas mínimas de vôo Noturno...

20 horas no mínimo de vôo IFR para treinamento total...

e o resto você usa como quiser...



OBS:+25 horas de simulador homologado pela ANAC.



Uma vez com tudo isso aí vem outro vôo de avaliação.



no PC/VFR: igual ao de PP/VFR só que mais aprimorado e exigido. AQUI SIM O CARA COMEÇA A SE PARECER COM O EXAINADOR DO DETRAN EM TERMOS DE EXIGÊNCIA.

no PC/IFR: Você vai ser avaliado em um procedimento IFR. O Checador vai te ajudar no que ELE ACHAR CONVENIENTE TE AJUDAR.





E FEITO!!!! LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL NA MÃO!!!!!



Qualquer coisa perguntem..."





Algumas dicas:



Vai aí algumas dicas:



1-

Não importa o avião que você quer fazer o PP , faça o mais barato (Boero/Paulistinha), a não ser que você nasceu virado pra lua e dinheiro pra você não é problema. Não ligue para os "boyzinhos" do aeroclube , que só voam de Corisco e Tupi , não tente impressionar ninguém , você voa pra você , não pros outros. VOANDO PAULISTINHA OU CORISCO , ISSO NÃO VAI FAZER QUE O QUE VOA CORISCO SEJA MELHOR QUE VOCÊ , QUE VOA DE PAULISTINHA.



2-

Dinheiro não cai do céu , não mesmo. Se a grana ta curta , vá trabalhar , ganha sua graninha , abre uma poupança no banco e vai colocando tudo o que der , pensa 4 , 5 , 6 vezes antes de sair pra balada e torrar 300 , 400 reais , eles podem fazer falta.... Como tá a relação com os coroas ? Tomara que esteja boa , tu vai precisar , uma hora você vai precisar então faça por merecer...



3-

Não vá para a aviação achando que tudo são rosas , mas não são meeeeeeeeeeeeeessssssssmo , o caminho é difícil , prepare-se , vai ter que trabalhar como um condenado , seu nome vai ser Trabalho e seu sobre nome Hora Extra , se precisar , pede um trampo no hangar , talvez consiga , nem que seja por nada , uma hora você consegue um avião pra voar. Se estiver pensando "-Ah , vou checar minhas carteiras , vou pra Tam , ganhar 15 mil por mês , trabalhar pouco , conhecer o mundo inteiro , etc...." NANANINANÃO !!!!!!!!!!!!! Pra chegar nas "grandes" você vai ter que ralar , vai voar bastante em táxi aéreo , MALOTE , particular , etc... Se entrar na aviaão pensando em grana , pode esquecer , desse jeito nunca chegará no cockpit....



4-

Na aviação comercial , além de horas de vôo , é sempre bom conhecer pessoas , você pode precisar delas , um dia , com o PC checado , quem sabe essa pessoa precise de um piloto...... Ou tenha que recomendar alguém....... Ou seja , com 150 horas de vôo é difícil um emprego , é sempre bom ter pessoas conhecidas no meio...



5-

Só com o curso de Piloto privado VOCÊ NÃO PODE TRABALHAR como piloto !



6-

Para começar a entrar na área profissional , tenha em mãos pelo menos o PC teórico e algumas horas de vôo IFR (vôo por instrumentos). Se você conhece alguém que tem avião , ou voa em particular , você pode tentar voar na direita dele , como co-piloto , lembrando que QUEM VOA O PC EM AVIÃO PARTICULAR , PRECISA DE 200 HORAS PARA CHECAR O PC , mas se voar regularmente , você não terá problemas. Por isso , tenta conhecer as pessoas certas e se interessar por alguma oportunidade que lhe for dada.



7-

DINHEIROOOOO

No começo você não vai ganhar bem , ao contrário , se bobear vai voar de graça pra acumular horas , e não se espante , isso é mais normal do que você pensa , pergunte aos Cmtes de Linha aérea , como eles fizetam horas , a maioria foi assim , voando de GRAÇA. Não seja bairrista , se aparecer uma oportunidade no Acre e você mora em São Paulo , não pense 2 vezes , arrume sua malinha e vaza , não fique escolhendo emprego só pelo local ou o salário , você tá precisando , enquanto você faz pouco caso da oportunidade , tem um monte querendo , pense nisso.



8-

NÃO DESOBEDEÇA AS REGRAS PARA GANHAR HORAS DE VÔO.



Se você não tem habilitação para um determinado equipamento , ou para um determinado procedimento ( principalmente IFR) , ou se não tem habilitação para voar em qualquer tempo (chuva , noite) , não se arrisque , ou seja , se você não pode voar IFR, não de uma de super-herói , não voe IFR , não arrisque sua vida e a dos outros só pra ganhar hora ou só pra fazer graça. SE NÃO SABE , SE NÃO TEM O DETERMINADO TREINAMENTO , NÃO O FAÇA.



Bom espero ter tirado dúvidas do pessoal que ta iniciando , vou postar mais sobre os cursos superiores em Ciências Aeronáuticas e Aviação Civil. Abraços



Obs: Realizando o curso de Piloto privado ..



Bom pessoal , espero ajudar os mais "novatos" a ingressar nesta difícil mais ótima carreira de piloto. Ainda postarei uns textos referentes a Curso de Ciências Aeronáuticas e Aviação Civil e algumasi infos. adicionais. Grande abraço à todos e desculpem pela enorme postagem.